Jungle Fight 50

Por Chico Guazzelli

O maior evento de MMA da América Latina está de volta ao Rio Grande do Sul neste final de semana. O Jungle Fight 50 será realizado neste sábado em Novo Hamburgo na Sociedade Ginástica Novo Hamburgo com disputa de cinturão do atleta gaúcho Wagner Noronha na categoria até 57 quilos (peso mosca). Previamente marcado para Porto Alegre, primeiro para o Ginásio da Brigada e depois para a Casa do Gaúcho, por questões técnicas será realizado na região metropolitana.
Por coincidência o evento principal também mudou. A disputa de cinturão de Wagner originalmente seria contra o detentor do cinturão Arinaldo Silva, mas por questão de lesão o adversário do gaúcho será Robson New (Tigre Gold Team) e o cinturão em disputa será interino.

O vigilante em busca do Cinturão

Observando o treinamento dos demais atletas, em uma academia no centro de Porto Alegre, na última quarta feira à noite entrevistei Wagner Noronha a poucos dias da tão aguarda peleia. O atleta da equipe Elite Thai MMA Team/Porto Alegre falou da mudança de adversário e o que isso mudou para sua preparação para a luta.

O mestre Márcio Miranda, da equipe Elite Thai também analisou a mudança de adversário.


Wagner Noronha iniciou no Jiu Jitsu com 15 anos tendo competido em torneios menores. Entrou no Jiu Jitsu visando uma carreira no MMA, inspirado nos lutadores de Jiu Jitsu que faziam sucesso no evento Pride, no Japão, nos anos 2000. No MMA possui um cartel de oito vitórias e 4 derrotas, sendo as últimas três lutas no Jungle Fight. Atualmente concilia os treinamentos e lutas com sua profissão de vigilante. Com uma conquista de cinturão o atleta começa a galgar rumo a sua inteira profissionalização, possivelmente disputando eventos internacionais. Mas Wagner aguarda com dedicação e paciência.


Além de Wagner, a Elite Thai tem mais duas lutas no evento. Douglas Del Rio faz sua terceira luta no evento contra o também gaúcho Itamar Rosa, que vem de derrota no último Jungle Fight em Porto Alegre, em dezembro, em luta de cinturão. Já Vinicius Baraldo, de 20 anos, enfrenta Gabriel Silva, o badalado irmão do lutador do UFC Erick Silva.

O mestre da equipe Márcio Miranda comenta as lutas de sábado.


O professor de Jiu Jitsu da Elite Thai Fernando Farias também analisou a preparação dos atletas na arte suave e deu seus palpites para vitórias de seus alunos e colegas.

O próprio Farias tem luta marcada para o próximo dia 13 de abril. O lutador que está a seis meses sem lutar, agora convive com a dupla jornada de preparar os atletas para o Jungle e focar na sua luta na outra semana.

Confira o card do Jungle Fight deste sábado:

Robson New (News Gladiators) x Wagner Noronha (Elite Thai);
Douglas Del Rio (Elite Thai) x Itamar Rosa (Team Nogueira);
Uziel Martinez Vale (Mario Sukata) x Fabricio Arevalo (Pequeno Fight Team);
Renato Moicano (Constrictor Team) x Mauro Chaulet (Porão da Luta);
Dimitry Zebroski (Sombra Team) x Tiago Trator (Macapá);
Leandro Frois (Boxer MMA) x Yuri Maia (Sombra Team);
Gabriel Silva (Team Nogueira) x Vinícius Baraldo ‘’Astro Boy’’ (Elite Thai).